Limpa tudo multiusos

Todos nós usamos um spray multiusos. Para limpar balcões, para limpar o fogão, casas de banho, multisuperficies. Cá em casa tambem fazemos os nossos. Sim, os nossos, porque fazemos vários, para vários fins. Como embalagens, reaproveitamos as praticas embalagens de spray de outros sprays comerciais, que ja tinhamos comprado, e em vez de deitarmos fora a embalagem, mesmo que fosse para reciclar, achamos que lhes dariamos um uso melhor. Entao vamos passar às receitas.

Liquido multiusos para balcoes, vidros, etc. : uma parte de vinagre, digamos que uma chávena bem cheia de café de vinagre das limpezas ( ja falamos sobre esse maravilhoso ingrediente aqui) e enchemos o resto com água, até completar a embalagem. Se o cheiro vos incomodar, temos um truque: num copinho de shot de vodka ( qualquer uma, mesmo a mais barata), misturem umas 10 gotinhas de oleo essencial à vossa escolha. A nossa preferencia para estas limpezas vai para o limao ou para o eucalipto, e misturem. Misturem depois essa mistura ( da vodka com o oleo essencial) na água com o vinagre. E antes de usar, agitem! Pronto! Podem pulverizar as superficies e depois passar um paninho, ficam  impecáveis e desinfetadas.

Mistura desincrustante: esta é mesmo poderosa, limpa profundamente, removendo residuos de gorduras incrustadas em fogoes, aço inox, puxadores, fornos,… Misturar uma parte de vinagre das limpezas com uma parte de agua oxigenada e meia parte de alcool. Juntar agua ate encher a embalagem e deitar umas gotinhas de oleo essencial ( eucalipto, limao, ou outro a gosto.) pulverizar a superficie a limpar e deixar atuar uns minutos. Ao passar com um pano humido, a porcaria e sujidade sai muito facilmente!

Não tirei fotografias ao vidro do forno, que sinceramente estava mau, mas acreditem que agora está otimo!

Só umas consideracoes: o vinagre é muito agressivo para se passar diretamente na pedra ( granito ou mármore) e por isso convém sempre mistura-lo com água. No entanto, para limpar as torneiras e deixa-las a brilhar, podem aplicar o vinagre diretamente, pois tambem auxilia a remover os detritos e acumulaçao de saboes e detergentes que vao ficando lá com o tempo. Com o vinagre puro podem tambem limpar a cabeça do vosso chuveiro, bastando para isso deitar vinagre num saco plastico e envolver esse mesmo saco plastico à volta da cabeça do chuveiro e deixar ficar umas horas ou de um dia para o outro. Fica como novo! 432-600x3541

O vinagre tem tambem outros usos fantasticos e muito praticos:  serve para, juntamente com o carbonato de sodio ou mesmo com o bicarbonato de sodio, ajudar a desintupir a canalizaçao. Faz-se assim: deita-se uma colher de sopa bem cheia de carbonato de sódio ( há a venda nas drogarias, é ligeiramente mais alcalino que o bicarbonato) ou de bicarbonato de sodio na entrada da canalizaçao que queremos desentupir. A seguir, deitamos vinagre. Digamos, uma chavena de café bem cheia. E deixamos atuar. Vai formar.se uma efervescencia, pois o acido do vinagre vai reagir com o alcalino do carbonato ou do bicarbonato. Deixamos passar uns minutos e deitamos agua a ferver por cima. Ficará tudo mais limpinho! Esta solução, apesar de muito eficaz, nao serve em casos em que o cano ja está conpletamente entupido, por isso convem ir fazendo isto numa base regular para nao deixar os canos entupirem por completo!

Leave a comment